Cascalho Rico prossegue na vacinação contra brucelose

CASCALHO RICO – A Prefeitura Municipal, por intermédio da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário deve concluir na primeira quinzena de novembro a Campanha de Vacinação contra a Brucelose.

A previsão do setor é chegar ao número de 1500 animais que deverão ser vacinados em Cascalho Rico, até o final da Campanha de Vacinação de Brucelose, iniciada na primeira semana de outubro, num investimento feito pela própria Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal e Desenvolvimento Agropecuário.

A doença

A Brucelose é uma doença grave causa pela bactéria Brucella sp que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem.

Os sintomas da Brucelose bovina causada pela Brucela abortus são: retenção de placenta (após dar cria, o animal continua com a placenta colocada, provocando infecção); aborto – geralmente entre o 7º e 9º mês de gestação; artrite (juntas inchadas); e orquite (bolsa escrotal inchada). No homem, os sintomas mais frequentes são: febre, dor muscular, artrite.

Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO