10
out
Mercado de Trabalho e Profissões discutido com alunos na Escola Benedito Valadares

CASCALHO RICO – Alunos do 1º, 2º e 3º anos da Escola Estadual Benedito Valadares em Cascalho Rico participaram de uma palestra sobre o Mercado de Trabalho e Profissões, numa discussão sobre o que o aluno quer ser no futuro e qual curso se encaixa na sua decisão.

 

A palestra organizada pela Diretora da Escola Patrícia Maria da Silva Vieira, teve a presença do consultor em Gestão de Recursos Humanos, Gladiston Pires da GPS Consultoria, numa parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação.

 

Para Gladiston, 50% dos alunos chegam no final do ensino médio sem saber o que quer fazer e nem mesmo discute com os pais a condição de pagar uma faculdade, caso não seja aprovado numa pública. O resultado é apontado em uma pesquisa aplicada junto aos alunos antes da palestra, aferindo o grau de conhecimento dos mesmos quanto a áreas de formação, vocação e planejamento da carreira na discussão aluno/família. “Se o aluno não passar numa faculdade gratuita, qual será o seu futuro? Quanto os pais podem ajudar em termos financeiros? São perguntas feitas sem a obtenção de respostas, pois em muitos casos não há esse diálogo entre pais e filhos.

 

Para a Diretora Patrícia, um problema visto em cidades pequenas é quanto a falta de perspectiva por parte dos alunos, que não se motivam pela falta da oferta de empregos na cidade, o que segundo o Consultor vem em outra parte da discussão, onde o planejamento familiar conta muito. “O aluno tem que escolher entre a zona de conforto ou o mercado de trabalho. Muitas vezes ele sonha com uma profissão que dificilmente encontra postos de trabalho na própria região, e com isso vem a decisão de mudar o curso e ficar próximo da família, ou sair da zona de conforto e se jogar numa carreira promissora”, avalia Gladiston.

 

“Parabéns à escola e aos alunos por abrirem essa discussão e que todos estejam atentos à 4ª Revolução em andamento, a Revolução 4.0, que está mudando completamente o conceito e a perspectiva do padrão dos trabalhadores nas próximas décadas”, completou o Consultor.

Fonte: Secretaria Municipal De Educação

MAIS IMAGENS DA NOTICIA

WEBMAIL

Preencha o formulário com seus dados para obter acesso.